quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Escola voltada para jovens gays pode ser aberta em JP


A servidora Márcia Gadelha, do Setor de Cerimonial da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), é a coordenadora do mais novo grupo do ‘Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais’ (LGBT) sediado em João Pessoa: o E-Jampa, que vem com a prerrogativa de buscar a viabilização dos jovens homossexuais ao mercado de trabalho. Ela divulgou que a principal meta do grupo é a criação na cidade de João Pessoa da ‘Escola Jovem LGBT’.

O projeto baseia-se na ‘Escola Jovem LGBT’ de Campinas, no interior de São Paulo. Essa iniciativa pioneira no Brasil oferece formação artística, cênica e gráfica para alunos entre 12 e 29 anos. Os cursos são abertos a gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e heterossexuais.

A proposta da escola é dar espaço à expressão dos jovens, valorizando e difundindo a cultura LGBT. Dessa maneira, pretende contribuir para o combate a homofobia e para promoção ao respeito à diversidade sexual, atualmente sendo dirigida pelo jornalista e educador Deco Ribeiro.

“De acordo com os princípios da Escola, pretende-se mostrar à sociedade que é possível haver diversidade na sexualidade”, tentando combater o preconceito, uma das estratégias da escola é oferecer ferramentas para que os jovens possam se expressar. “Muitas vezes, o jovem homossexual é reprimido pela sociedade machista e homofóbica”. Por esse motivo, o projeto investirá na formação voltada à cultura e à comunicação. E desde março, iniciaram as aulas dos cursos de dança, de criação de fanzine e de WebTV.

Outra estratégia é difundir a produção dos alunos em outras cidades do estado de São Paulo e também do Brasil. Espetáculos de dança, revistas e outros produtos servirão para dar visibilidade à cultura LGBT.

A formação política dos alunos também faz parte do programa da ‘Escola Jovem LGBT’. Não haverá um módulo específico sobre direitos homossexuais, mas o tema está incluso de modo transversal nos cursos. “A pesquisa para um espetáculo de dança pode envolver formação política”, exemplifica o diretor da escola.

Em João Pessoa, Márcia Gadelha lembra que os cursos são abertos a todos. “Não queremos criar guetos, nem um mundo feito por gay, mas um mundo em que todos se respeitem, livre de preconceitos”.

O grupo E-Jampa, parceiro da ‘Organização Nacional E-Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados’, que atua em diversas cidades brasileiras, tem os seguintes preceitos: dar visibilidade e criar projetos de resgate à cidadania e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids a adolescentes e jovens gays, lésbicas, bissexuais travestis e transexuais, que são denominados pela organização ‘E-jovens’; promover a digna inserção dos e-jovens nos âmbitos familiares, escolar e de trabalho, fazendo valer o que está escrito na Constituição Federal e no ECA; promover uma maior integração entre esses e-jovens e adolescentes e jovens heterossexuais.

PB Agora

com assessoria da CMJP

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, me desculpe, mas dá a impressão que é uma escola para ensinar a ser viado ou lébica.

Anônimo disse...

Acredito que a Escola não seja necessariamente voltada para jovens gays mas que seja trabalhada esta questão como um todo ,pois temos livre arbítrio para escolhermos a que mais vem nos satisfazer sexualmente.Agora quanto o comentário ai do anônimo é pura ignorância e essa impressão meu amigo que você tem que uma Escola voltada para Jovens gays é essinar ser viado..o seu grau de conhecimento e reflexão está muito abaixo.Leia mais por favor!

Professor Lisboa