sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bispo diz sentir vergonha com acusações de pedofilia em AL; veja carta

"Vergonha e desonra" são os sentimentos descritos pelo bispo de Penedo, dom Valério Breda, na carta aberta aos fiéis sobre as acusações de pedofilia dirigidas a padres de Arapiraca (AL).

Milhares de cópias do documento foram distribuídas em paróquias da cidade e região no dia 11 de abril, um mês após a divulgação na TV de imagens do monsenhor Luiz Marques Barbosa fazendo sexo oral com um jovem. No programa "Conexão Repórter", do SBT, ex-coroinhas acusaram três padres de ter cometido abuso sexual contra eles desde quando eram crianças.


Na carta, o bispo de Penedo pede perdão, em nome da igreja --"também ferida"--, a todos os que se sentiram "agredidos" e "traídos em seus sentimentos religiosos e de confiança na igreja" pelo escândalo.

Ele afirma que a igreja apoia as investigações civis sobre o suposto crime cometido pelos sacerdotes e que foram tomadas "as mais extremadas medidas canônicas possíveis" em relação aos padres acusados. Os sacerdotes foram suspensos de suas funções eclesiásticas e respondem a processo.

Dom Valério recomenda ainda aos fiéis a leitura da carta do papa Bento 16 dirigida aos católicos da Irlanda, publicada em março passado, na qual ele aborda o abuso de crianças e jovens vulneráveis da parte de membros da igreja.

Bento 16 afirma no documento que houve falha de alguns bispos e seus predecessores na Irlanda no tratamento das acusações de abuso sexual.

"Queremos aprender do venerado Santo Padre a não ter medo da verdade, mesmo que dolorosa", diz um trecho da carta do bispo.

Dom Valério termina a mensagem sugerindo aos membros da igreja que se reergam a partir da "restauração da moralidade e da vida espiritual".

Em outra carta dirigida ao senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, o bispo de Penedo se coloca à disposição para esclarecimentos à comissão. Fonte: UOL

Nenhum comentário: