terça-feira, 24 de maio de 2011

Jovens de países em que ser gay é crime viram tema de exposição

Foi aberta no último sábado, dia 21, na Caixa Cultural São Paulo, a exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, resultado de uma pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, sobre a discriminação sexual em diversos países.

Em sua investigação sociológica, o jornalista francês utilizou a internet como ferramenta de apuração, se inscrevendo em sites de encontros e constatando que era possível contatar homens em quase todos os países onde a homossexualidade é proibida e condenada pelas leis, e pôde compreender como se conciliam o desejo de encontro e a proibição legal. Notou que muitos se escondem e não mostram seu rosto.

Castetbon criou uma relação de confiança com estes homens até conseguir imagens e depoimentos deles. A coleção de 50 retratos, acompanhada dos testemunhos e das leis em vigor, foi a forma encontrada por ele para revelar o cotidiano difícil dos homossexuais que vivem em 80 países, nos quais essas relações são condenadas. O medo de ser reconhecido e discriminado, além de perder seus direitos civis e até a própria vida, predomina em todas as histórias.

Para o mês de junho, são aguardados grandes debates sobre o tema, com ilustres convidados e, em julho, o lançamento do livro “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, que reunirá imagens e depoimentos de todos os envolvidos.
A mostra já passou por lugares como Paris, Aubervilliers, Montpellier, Genebra e Viena.

Exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, até 17 de julho.
Endereço: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações e agendamento de visitas guiadas: (11) 3321-4400
Gratuita

Nenhum comentário: