segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Os Gongos de 2011 - o que rolou de uó neste ano que termina

Os fatos que merecem nosso gongo

O Mix fez sua seleção com os gongos do ano. Na lista você encontra personalidades, eventos e fatos ocorridos em 2011 que merecem nosso esquecimento. Confira a lista e gongo neles!!!

Jair Bolsonaro

Defensor da ditadura e da tortura, o deputado do PP fluminense levantou esse ano inteiro a bandeira do preconceito, da homofobia e do racismo sem papas na língua. Levantou suspeitas sobre a sexualidade da presidenta, ofendeu Preta Gil dizendo que seu filho não casaria com uma negra por que não é promíscuo e por esses e outros absurdos teve o mandato ameaçado de cassação duas vezes por falta de decoro parlamentar. Mas continua lá, envergonhando o Congresso Nacional.

Kit Anti-Homofobia

O vídeo e cartilha que seriam distribuídos pelo MEC nas escolas contra a a homofobia acabou se tornando um imbróglio. Virou a história mais mal explicada do ano: Dilma viu ou não o material? Ele era apologético ? Ficou mal para todo mundo: para seus detratores, que ficaram taxados de homofóbicos, e defensores, que pareciam não saber o que estavam defendendo.

Ataques na Paulista
A vitrine do desenvolvimento do Brasil e avenida mais movimentado no coração da "capital da diversidade" do país foi palco de várias agressões de motivação homofóbica, na própria Paulista e nas ruas adjacentes. A polícia até hoje não aumentou o policiamento, mas pelo menos já tem ido atrás dos culpados, que em boa parte dos casos tem sido localizados e autuados.

Conferências LGBT
As conferências preparatórias para a Conferência Nacional LGBT mostraram o baixo nível e falta de preparo do movimento LGBT organizado no Brasil. Polícia em São Paulo, bate boca no Rio e nada decidido em Brasília. Uma tristeza. Em Brasília não foi muito diferente. Vaias, gritaria e muito pouco além de grupos reclamando a falta de verbas do governo federal. Uma agenda com pauta de reivindicações políticas que é bom, nada...

Parada de São Paulo
Depois se indispor com a prefeitura e virtualmente com todo o empresariado gls, de ser desconhecida da comunidade gay paulistana e passar por uma eleição tumultuada, parecia que a polêmica Parada do Orgulho LGBT de São Paulo iria tomar jeito. Que nada. Mais um ano marcado por baixarias, brigas e a renúncia de seu presidente eleito.

Myriam Rios

A deputada católica, ex coelhinha da Playboy, proferiu um dos discursos mais cheios de ódio homofóbico do ano na ALERJ, ao defender o direito de demitir alguém por conta de sua orientação sexual – algo que nem os evangélicos mais radicais concordam. O despropósito fez seu ex, o rei Roberto Carlos, se manifestar contra o preconceito e discriminação.

Silas Malafaia
O líder da Assembléia de Deus assumiu em entrevista ao New York Times, com aparente orgulho, o título de "inimigo número 1 do Movimento LGBT". Não satisfeito, fez campanha contra aprovação da PLC 122 e ameaçou “fornicar”, “arrombar” e “arrebentar”o presidente da ABGLT Toni Reis. Tudo isso usando como palanque seus programas de tevê, onde destila ódio, prega a violência com seus conhecidos gritos esganiçados e arrecada milhões em doações para usar, entre outras coisas, na compra do seu avião particular.  Muito apropriado para uma pessoa que se diz "de Deus".

Dia do Orgulho Heterossexual
Projeto do deputado Carlos Apolinário (PDT/SP) que instituía data para celebrar a (supremacia da) heterossexualidade foi alvo de chacota na imprensa de todo mundo, mas ainda conseguiu influenciar outros políticos extremistas que apresentaram projetos semelhantes Brasil afora. Felizmente o bom senso prevaleceu e nenhum foi sancionado.

Não-Beijo Gay
As novelas "Ti Ti Ti" e "Insensato Coração" contaram com personagens gays humanos e lindas histórias de amor. Mas beijo, nem pensar. A Globo, que tanto contribuiu para a causa LGBT neste ano através de seu jornalismo e campanhas institucionais, deu uma bola fora ao reforçar a idéia de que ser gay é ok, mas manifestar carinho em público não. Uma pena.

Boquete na Parada do Acre

A 7a Parada Gay de Rio Branco virou notícia pela bizarrice, mostrando os efeitos dos exageros que o excesso de consumo de álcool vem provocando em eventos públicos Brasil afora. O cabeleireiro Carlos Duarte parou tudo ao fazer uma simulação de sexo oral para o público e câmeras. “Chupar aquilo foi mesmo errado. Nem eu mesmo gosto, pois sei que as crianças precisam ser respeitadas, assim como as pessoas mais idosas” admitiu. Mas o estrago estava feito. A foto do "ato" rodou os jornais locais e líderes evangéicos e conservadores estão usando essa imagem para tentar que prefeituras, estados e governo federal retirem apoio financeiro das Paradas.

Minotauro Nogueira
O brasileiro ex-campeão do Pride e UFC Rodrigo Minotauro afirmou que não treinaria um aluno gay porque ele (o aluno) poderia se aproveitar da proximidade dos corpos. “Eu não tenho maldade, não acho aquele contato físico sexual. Mas vai que ele tem essa maldade de ter um contato físico comigo, de ficar ali agarrado. Eu não teria problema nenhum de ter um aluno gay na minha academia, mas preferiria não treinar com ele". Dana White, presidente do UFC respondeu dizendo que há lutadores gays e pediu que eles se assumam.

+ Na Gringa
Prefeitura de Moscou
A Parada Gay da capital russa foi mais uma vez proibida, dessa vez justamente no Dia Internacional de Combate à Homofobia, 17 de maio. Manifestantes pró-direitos lgbt se reuniram na Praça Vermelha e o resultado foi uma pancadaria, promovida por skinheads e pela própria polícia.
MIX

Nenhum comentário: