sábado, 30 de julho de 2011

SER GAY NO IRÃ; Revelações de Meir Javedanfar



 
Meir Javedanfar percorre o mundo falando sobre a questão de direitos humanos no Irã. Judeu iraniano refugiado em Israel, uma das suas especialidades é a perseguição a minorias, um dos maiores problemas na ditadura fundamentalista capitaneada por Amahdinejad.
Em sua passagem por São Paulo, Javendanfar (que é um fã do nosso país e arranha um bom português) esteve no MixBrasil e conversamos sobre a difícil vida comunidade LGBT no Irã.

Como é a vida de homossexuais no Irã?
O Irã vive sob uma ditadura onde não há respeito algum aos direitos humanos, principalmente das minorias. Sunitas são perseguidos, os  baha’ i (minoria muçulmana) são considerados infiéis, não conseguem empregos, vivem um verdadeiro apartheid. Se for gay, pode até morrer.
Outra coisa estranha é que como um homem e uma mulher não podem morar juntos se não forem casados há muitos homens que moram juntos. Tenho amigos que são gays , moram juntos e ninguém fala nada. É outro parodoxo: No Irã você pode andar na rua de mãos dadas, dar beijo...é muito mais fácil se esconder lá do que em países no Ocidente.
 
Existe real risco de vida?
Se governo tem algo contra você, vai usar essa desculpa para lhe matar. Geralmente não matam alguém sem que haja outros motivos políticos envolvidos.

Existem grupos de militância LGBT organizados?
Há grupos que se reúnem apenas para trocarem ideias, sobretudo quando estrangeiros vão ao Irã. Mas as pessoas têm medo de falar, aparecer.

Fora do país há grupos de apoio?
Nos EUA há grupos , mas não podem fazer muito. Israel não pode ajudar pessoas que queiram fugir do país, seria considerado uma provocação. Na Inglaterra, na república Tcheca e Holanda existem programas de apoio a homossexuais que busquem asilo político. O governo iraniano destruiu a cultura iraniana. Há mais artistas persas em Los Angeles que em Teerã. Não se pode cantar sobre amor ou outros temas. Em vídeos homens ocupam lugar de mulheres, se vestindo como elas. De uma certa forma estimula o travestismo...

Verdade que no Irã é mais fácil ser transexual que gay ?
O governo no Irã diz que é pecado ser gay e para curá-lo subsidia operação para troca de sexo.  Dizem que a homossexualidade só existe em países estrangeiros, que é parte de uma cultura corrupta. Ninguém entende porque ele disse isso, chegar a usar um termo grosseiro em persa, que insulta as pessoas.

E essa história de que não existem gays no Irã?
Claro existem, meu pai tinha amigos gays lá ainda nos anos 80. Mas se ele tivesse pelo menos um amigo gay não deixaria ele se vestir daquele jeito (risos).
Se houver uma revolução no Irã o melhor castigo seria fazer um Queer Eye For The Straight Guy com Ahmadinejad. Levá-lo a Nova York, comprar roupas para ele na Banana Republic, cortar o cabelo dele com um cabeleireiro israelense – porque todos os cabeleireiros em Nova York são de Israel.

De onde vem essa raiva toda com relação aos gays?
Da religião. Em Israel os radicais religiosos também são contrários a direitos lgbt. Há muita ignorância. É uma sociedade conservadora, mas se fosse uma democracia certamente haveria menos hostilidade contra LGBT..
MIX

Nenhum comentário: