A Capa
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
EUA: Partido Republicano quer criminalizar a homossexualidade
Tribunal de Miami autoriza adoção de duas crianças por casal homossexual
No documento de 35 páginas, os magistrados que analisaram o caso, Gerald B. Aposte, Frank A. Sherpard e Vance E. Salter, afirmaram que casais homossexuais e heterossexuais "são igualmente bons pais".
A decisão ainda deve passar pelo Supremo Tribunal da Flórida para resolução.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Filho de Renato Russo já teve relações gays e diz que a humanidade é "bissexual"
Campinas sedia Encontro Universitário da Diversidade Sexual em outubro
O ENUDS surge como uma oportunidade de levantar e discutir questões relacionadas à problemática de gênero e sexualidades no país, buscando aproximar todos aqueles que contribuam para a construção de uma sociedade mais crítica e igualitária em relação à diversidade sexual.
Quem quiser participar, deve baixar o formulário de inscrição no site do evento, seguir todas as instruções e efetuar o pagamento através de depósito identificado. Os valores diferem a depender da modalidade de inscrição e das datas em que esta for realizada. A programação assim como mais informações sobre o encontro, você confere no www.identidade.org.br
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
EXCLUSIVO: Sem Censura entrevista membro do Movimento Lilás Alcemir Freire
SC-De que forma a sociedade pode interagir com a Entidade, e o que fazer para se engajar na militância do Movimento Lilás?
AF-Está sofrendo. O projeto devria ter sido arpovado em 2008 mas está travado na pauta por causa dos senadores conservadores , especialmente os evangélicos radicais. Por isso reforçamos o apelo em que os LGBT tem que votar apenas em candidatos parceiros ou LGBT ou seja, se tiver um gay, y=uma lébica ou uma travesti candidata temos que votar nestes candidatos. Caso não tenha vamos apoiar quem nos apoia.
SC-Como você exergar o fato de princípios religiosos interferirem em decisões polêmicas, como na União Homoafetiva e na Adoção Gay?
SC-Que mensagem você quer deixar aos nossos internautas?
AF-Se liguem na hora de fazer qualquer coisa! Na hora de votar votem certo em candidatos que apoem a causa ou sejam LGBT, vamos mudar a história do nosso estado e vamos fazer a diferença nesta eleição, a pariba precisa avaçar e mudar! Vote na mudança porque só novo dará espaço a nós lGBT como aliados! E quanto ao resto fico aqui a disposição de cada um Abraços...
Sexo traz vários benefícios para sua saúde. Veja alguns aqui
Pode ir preparando a cama, mesa, pia da cozinha, o tapete da sala ou qualquer outro local onde prefira fazer o bafo, porque pesquisas recentes confirmam que sexo é mesmo um ótimo remédio. A gente listou algumas dessas maiores benesses. Confira e pratique muito!
Melhora a pele
Quem nunca ouviu que transar deixa a pele mais resplandecente? Segundo pesquisadores da Universidade Queens, no Reino Unido, a história é a mais pura verdade. De acordo com eles, o orgasmo aumenta níveis de hormônios ligados ao brilho e viço da pele e cabelos. O ápice sexual serviria também para promover uma dilatação superficial dos poros, deixando o rosto com aspecto mais saudável.
Soninho
O relaxamento pós-gozo é uma verdadeiro convite a uma soneca, não? E a melhora na qualidade do sono não é sentida apenas logo após a relação sexual, mas se estende por vários dias graças à ação regular de neurotransmissores em nosso corpo.
1, 2, 1, 2
A Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais jura que cada meia hora no "vamos ver" gera queima de 85 calorias em média. É bom, mas não adianta apostar só no sexo se você quer perder peso.
Imunidade em alta
Estudo feito na universidade norte-americana Wilkes concluiu que ter uma vida sexual ativa aumenta níveis do anticorpo IgA. É ele o responsável por nos manter protegidos contra gripes, resfriados e infecções.
Coração esperto
De acordo com britânicos da Universidade de Bristol, transar frequentemente pode reduzir
significativamente os riscos de infartos e derrames em pessoas com mais de 20 anos. A pesquisa, que ouviu 3 mil homens com idades entre 45 e 59 anos, aponta que morte súbita provocada por motivos cardíacos são mais comuns em pessoas que não transam tanto.
Calminho, calminho
O cortisol, conhecido por ser um dos hormônios do estresse, diminui consideravelmente sua ação em nosso corpo após o sexo. A afirmação foi feita em um estudo publicado pela revista Biological Psychology.
Enxaqueca que nada
Dor de cabeça não vai ser mais desculpa para ficar sem sexo. As endorfinas liberadas durante o sexo relaxam a musculatura, melhoram o humor e, consequentemente, diminuem a sensibilidade à dor, afirmam especialistas.
Mix Brasil
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Sem Censura no Twitter, nos siga !
"É possível notar a homossexualidade na criança a partir dos 5 anos", diz psicólogo Pedrosa
O psicólogo e colunista do site A Capa, João Batista Pedrosa, lançou nesse sábado, dia 11, o seu segundo livro, "Garoto Rebelde - Surgimento da Homossexualidade na Criança", no shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Em entrevista ao site A Capa, Pedrosa contou um pouco mais sobre este novo trabalho, que faz uma pesquisa sobre o comportamento sexual de homens gays de zero aos 18 anos de idade. De acordo com o psicólogo, os primeiros indícios de homossexualidade na infância surgem a partir dos 5 anos de idade.
Além destes relatos, Pedrosa faz uma revisão sobre a bissexualidade, a qual afirma ser "uma forma de expressão da sexualidade", e não "um tipo de orientação sexual". Confira abaixo a entrevista:
Primeiro, por curiosidade, por que o título “Garoto Rebelde”?
O nome do livro Garoto Rebelde é uma alusão aos meninos, hoje homens gays pesquisados neste livro, que já foram crianças. Eles não tinham domínio algum sobre o seu desejo e a sua orientação sexual. “Rebelaram-se” contra a orientação sexual majoritária - a heterossexual - e seguiram o caminho da homossexualidade.
Como surgiu a ideia de escrever o livro e quanto tempo demorou para finalizá-lo?
Na minha experiência de psicólogo clínico já atendi dezenas de gays e nos seus relatos ficava evidente que, desde a mais tenra infância, o desejo homossexual era despertado. Tive a curiosidade de pesquisar em que período de vida a orientação sexual homossexual é disparada. Na minha pesquisa, ela aparece em torno de cinco anos de idade. Já nesta idade aparecem os primeiros sinais. Demorei para finalizar o livro, entre a pesquisa e conclusão, dois anos.
Como se deu a pesquisa?
Foi levantado o repertório comportamental sexual de homens homossexuais de zero aos 18 anos de idade. Além de conter estes relatos, o livro possui também uma tabela dos dados coletados, bem como vários capítulos sobre a origem da homossexualidade, bissexualidade, entre outros.
O livro tem depoimentos de homossexuais na faixa de que idade? Eram seus pacientes?
Foram pesquisados 10 sujeitos com as seguintes idades: 29, 30, 32, 33, 34, 36, 40, 42, 44 e 65 anos. Só dois dos entrevistas eram clientes. O projeto de pesquisa foi submetido à consultoria do Centro de Estatística Aplicada (CEA) da Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2008.
Para você, como psicólogo, é possível notar a sexualidade na criança a partir de que idade?
Existem relatos que a partir de dois anos de idade. O psicólogo John Money (EUA) defendeu esta hipótese. No meu consultório, encontrei relato de cliente que a partir dos três anos de idade já sentia atração por homem. Minha pesquisa apontou a média de cinco anos de idade.
É comum crianças que já sofrem desde cedo preconceito por seu modo de se comportar demorarem, quando adultos, mais tempo para sair do armário?
Os meninos gays com trejeitos femininos são uma minoria. Eles sofrem mais assédio moral por serem efeminados. Na minha pesquisa e experiência clínica, concluí que crianças que foram criadas num ambiente homofóbico, controlado por contingências negativas punitivas, terão mais dificuldade em saírem do armário quando adultas. Então, sair do armário não está ligado a ser másculo ou efeminado, mas a um complexo contexto familiar e cultural homofóbico. Por exemplo, a criança que foi criada num ambiente onde se punia muito a homossexualidade – ambiente religioso - provavelmente terá dificuldade em se assumir quando crescer.
No seu livro, tem um capítulo que fala sobre a bissexualidade. Muitos entrevistados se consideram bissexuais? Como você analisa esse comportamento?
Todos os entrevistados eram homossexuais. Aliás, essa era uma condição para participar da pesquisa. Mas, neste livro, faço uma revisão sobre a bissexualidade, que não é um tipo de orientação sexual. A bissexualidade é um tipo de comportamento sexual atípico na medida em que não é comum entre as pessoas. Poucas pessoas se declaram bissexuais. Na literatura sempre encontramos dados sinalizando que menos de 2% da população apresentam de fato comportamentos bissexuais. Esse comportamento é mais comum em mulheres do que em homens. A bissexualidade é uma forma de expressão da sexualidade. É um tipo de comportamento sexual e não orientação sexual. Nos relatos dos homens bissexuais fica sempre evidente a sua inclinação para uma das duas orientações sexuais básicas: ou a homossexualidade ou a heterossexualidade. Só existem dois tipos de orientações sexuais, a majoritária reprodutiva - a heterossexualidade - e a minoritária não reprodutiva - a homossexualidade.
Um caso bastante curioso que ganhou espaço na mídia é o da filha da atriz Angelina Jolie, Shiloh, de 3 anos, que usa roupas de menino. Em entrevista, Jolie disse que a própria filha pede para que a vista assim. Pode ser um caso de homossexualidade já declarada na infância ou apenas uma fase?
Difícil tecer comentários sobre este caso sem ter mais dados sobre a criança. Por este pequeno relato, me parece mais um caso de Transtorno de Identidade de Gênero (transexualidade) do que homossexualidade.
A Capa
Vaticano autoriza Reino Unido a liberar missa para gays
Para conseguir a autorização para a missa gay, cardeais da arquidiocese católica de Westminster e autoridades do Vaticano negociaram para chegar a um acordo sobre algumas regras básicas da missa gay. Tudo feito por meio de esboços de documentos oficiais - com o compromisso de que as missas não se tornariam uma plataforma para se contestar os preceitos católicos.
“A ênfase é no cuidado com os fieis. Às vezes, as pessoas chegam aqui com lágrimas nos olhos, porque, pela primeira vez, duas partes realmente importantes das suas vidas se encontraram: sua fé católica e sua identidade sexual”, conta à BBC o presidente do Conselho Pastoral de Missas de Soho, Joe Stanley. Mas é claro que existe um grupo de fieis que é contra, mas nem foi levado em conta.
Mix Brasil
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Companhia aérea fará casamento gay em pleno voo
Estão inclusos ainda bolo de casamento, menu especial e muita festa no trajeto até a Big Apple.
Em seu site, a SAS avisa que o voo-casamento será realizado em 06 de dezembro e usará um dos lounges da aeronave como palco para a cerimônia.
Para concorrer, o casal precisa acessar o site e criar um perfil com fotos, vídeos e um resumo do relacionamento. Depois os noivos têm que pedir para amigos e familiares visitarem o perfil para que tenham mais chances de ganhar. Também no site é possível ver os casais que já estão
Fidel diz ser o principal responsável pela perseguição a homossexuais em Cuba
"Se alguém é responsável, esse sou eu", admitiu Fidel, que considerou o fato uma "uma grande injustiça".
Fidel disse ainda que, na época, não deu muita atenção ao fato devido a outros acontecimentos que alteram suas decisões. "A guerra contra os ianques, o assunto das armas e, quase simultaneamente a eles, os atentados contra minha pessoa", mencionou.
Apesar da perseguição de Fidel a gays, muita coisa mudou em Cuba com relação à comunidade homossexual. Desde os anos 1990, a homossexualidade está descriminalizada e a partir de 2008 era possível fazer cirurgias gratuitas no país para mudança de sexo.
A Capa
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
João Pessoa realiza sábado a IX Parada da Diversidade Sexual “Vote pela cidadania LGBT”
Neste ano a principal atração é a cantora paraibana Renata Arruda que fará um show no palco principal bem como a banda “Outona”, das drags já (re)conhecidas do público, a exemplo de Rudy Mabel, drag Neguinha, Diet e Light, além de Aysha Scaranz, Layla Bloom, Patrícia Bombom e a top drag 2009 Laizary Kilary animadas ao som do DJ Young de Campina Grande.
Nesta sua IX edição temos o que comemorar, a exemplo da existência na cidade de João Pessoa de uma assessoria especializada para LGBT na secretaria de desenvolvimento social- SEDES e da recém inaugurada Delegacia contra crimes homofóbicos. Mas, ainda há conquistas importantes a serem feitas que foram escolhidas na Conferência LGBT da Paraíba realizada em 2008 e até agora não saiu do papel
Da Redação com Ascom