segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vaticano autoriza Reino Unido a liberar missa para gays


A igreja Our Lady of the Assumption and St. Gregory (Nossa Senhora da Assunção e São Gregório), em Soho, na região central de Londres, vem realizando missas especialmente voltadas para gays – e com o aval do Vaticano. A mudança foi necessária pela grande demanda de fieis católicos homossexuais, que se encontravam em uma igreja anglicana que os aceitava, mas mesmo assim sentiam falta de um lugar católico.

Para conseguir a autorização para a missa gay, cardeais da arquidiocese católica de Westminster e autoridades do Vaticano negociaram para chegar a um acordo sobre algumas regras básicas da missa gay. Tudo feito por meio de esboços de documentos oficiais - com o compromisso de que as missas não se tornariam uma plataforma para se contestar os preceitos católicos.

“A ênfase é no cuidado com os fieis. Às vezes, as pessoas chegam aqui com lágrimas nos olhos, porque, pela primeira vez, duas partes realmente importantes das suas vidas se encontraram: sua fé católica e sua identidade sexual”, conta à BBC o presidente do Conselho Pastoral de Missas de Soho, Joe Stanley. Mas é claro que existe um grupo de fieis que é contra, mas nem foi levado em conta.

Mix Brasil

Nenhum comentário: