domingo, 28 de novembro de 2010

Gays portugueses com mais de 50 anos não revelam orientação sexual ao médico

Uma pesquisa feita pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada apontou que homossexuais portugueses com mais de 50 anos não revelam a sua orientação sexual aos médicos.

O estudo "Envelhecimento e Minorias Sexuais: ambiente psicossocial e necessidades de Saúde" tem como objetivo perceber as necessidades dessa parcela da população homossexual.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Juliana Azevedo, "a rede social desta população [homossexuais com mais de 50 anos] é muito reduzida. Quase todos admitem que quase não falam com a família e é nos amigos que se apoiam".

Dos entrevistados, a maioria respondeu que a maior preocupação na velhice é de acabarem sozinhos ou de se separarem dos companheiros. Ainda de acordo com a pesquisa, em termos de saúde, esta  população está mais exposta à depressão. No entanto, a comunidade gay de Portugal com mais de 50 anos não apresenta maior taxa de alcoolismo ou obesidade, em comparação a população geral com esta faixa etária.
Para Juliana, o preconceito persegue ainda mais os homossexuais idosos. "Aqueles que estão para envelhecer enfrentam agora pessoas da mesma idade que ainda não compreendem a sua orientação sexual, como os jovens já aceitam", afirmou.

Nenhum comentário: