terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Marta Suplicy bate martelo: vai apresentar lei de casamento gay no segundo semestre

A presença da senadora Marta Suplicy no Senado e na mesa, na posição de vice presidenta da Casa_ vai mexer com as discussões da Casa. Em sua posse ela defendeu leis pretendidas pela comunidade homossexual e uma ampla discussão em torno da questão do aborto. Conhecida por seu posicionamento progressista, Marta é durona e deve enfrentar os senadores mais conservadores, já que não é novidade para ninguém que ela costuma bater de frente com seus opositores de forma firme.

Em 2011 ela se concentrará em dois projetos de lei que interessam e muito a comunidade gay: o PLC 122 (no primeiro semestre) e o casamento gay (no segundo semestre).

Marta terá um mês para desengavetar o PLC 122. Para isso ela precisa colher 27 assinaturas de outros senadores favoráveis à lei. Se consegui-las, Marta vai assumir a relatoria do projeto de lei que criminaliza a homofobia e coloca-lo em votação.

Segundo semestre: casamento gay
Tanto a senadora quanto seus interlocutores na militância gay avaliam que a lei escrita pela própria Marta é ultrapassada e não condiz mais com os anseios da comunidade gay brasileira. A nova proposta que Marta apresentará no segundo semestre é parecida com a que foi aprovada recentemente na Argentina e que na prática equipara a união gay ao casamento tradicional para fins jurídicos. Essa decisão foi tomada pela Marta junto de membros da ABGLT e de assessores dela ligados à comunidade. A estratégia da Marta é esperta: ela espera que o Supremo finalize a votação da união civil gay antes de junho. Caso a união civil passe a ser permitida no Brasil _as chances são enormes, já que nove dos 11 ministros do Supremo devem votar pelo "sim"_ vários casais de homossexuais devem correr às varas de família para ter suas uniões reconhecidas. Essa corrida provocará uma ampla discussão sobre a união civil gay no Brasil na mídia, momento mais que oportuno para que o Congresso receba sua proposta para o casamento gay.
MIX

2 comentários:

Cássia Ferreira Andrade disse...

Aos poucos o Brasil vai colocando em prática a igualdade para todas as pessoas. Isso é importante. Como é importante discutir sem preconceito. No entanto, o que percebo é que o Brasil vive um momento de retrocesso com o conservadorismo gritando.. uma pena. Mas estamos todos na luta por país mais igual e é a educação um dos pilares mais importantes para que essa mudança seja realmente implementada.

carlos Cesar disse...

é por essa e por outras que as vezes me pergunto pra que elegeremos senadores e deputados, eles não fazem nada por nós, um exemplo é o código penal criado através do Decreto-Lei 3.914 de 09/12/1941,quando as coisas eram diferente já tá caduco, criaram uma lei para proteger o menor e o adolescente, a bandidagem juvenil aumentou e a própria policia está de mãos atadas, porque nao pode fazer nada, eles matam, roubam, estupram, e seus nomes não podem serem revelados, suas fotos não são mostradas e nem podem aparecer na tv como é feito nos países desenolvidos, pois bem aí me vem a senador Marta Suplicy, crianddo lei para que seja realizado o tal casamento gay, quando todos nós fomos religiosamente educados sabendo que Deus Criou o Homem e a Mulher e entre os animais irracionais o macho e a fêmea, então porque temos que aguentar isso calados. Com essa Lei aprovada, a TV poderosa em que a senadora trabalhou vai mostrar em suas novelas, beijos na boca até sexo, a lei ainda diz que homofobia é crime como crime?ninguém é obrigado a gostar de gays, e a tal democracia como fica, sou contra violencia contras os (as) gays, mais não gostar é meu direito, espero que os demais senadores não aprovem essa lei absurda e sim cuidem de fazer uma reforma no código penal, porque crimonoso perveso, tem que ter e prisão perpétua e esse ladrãozinhos "menores" tem que ir pra cadeia mesmo, porque lá é que é lugar de bandidos, tou revoltado fui assaltado varis vezes por esses miseravéis chamados de menores estão todos por aí assaltando e matando e a senadora me vem com essa de casamento gay, é brincadeira.